Questões do ENEM

Resolva Questões do ENEM Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Q54064.   Matemática - Razão e Proporção - Nível Médio - ENEM
  • As prefeituras das cidades A, B e C construíram uma ponte sobre o rio próximo a estas cidades. A ponte dista 10 km de A, 12 km de B e 18 km de C. O custo da construção, R$ 8.600.000,00, foi dividido em partes inversamente proporcionais às distâncias das cidades à ponte. Com a construção, a prefeitura da cidade A teve um gasto de:
  • 2 - Q25094.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém — como em um diário pessoal —, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações.

    A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos.

    LOPES, B. O. A linguagem dos blogs e as redes sociais. Disponível em: www.fateczl.edu.br. Acesso em: 29 abr. 2013 (adaptado).

    De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como
  • 3 - Q56791.   Matemática - Física Matemática - Nível Médio - ENEM
  • Uma torneira aberta esvazia um tanque cúbico, completamente cheio, de 1,5m de aresta em 8 horas. Com a mesma vazão, para esvaziar outro tanque cúbico, completamente cheio, com 3m de aresta, uma torneira igual à primeira levaria:
  • 4 - Q25059.   Física - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A conseqüência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.

    Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).

    Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?
  • 5 - Q24954.   Química - Nível Médio - ENEM - INEP - 2015
  • O ar atmosférico pode ser utilizado para armazenar o excedente de energia gerada no sistema elétrico, diminuindo seu desperdício, por meio do seguinte processo: água e gás carbônico são inicialmente removidos do ar atmosférico e a massa de ar restante é resfriada até -198 oC. Presente na proporção de 78% dessa massa de ar, o nitrogênio gasoso é liquefeito, ocupando um volume 700 vezes menor. A energia excedente do sistema elétrico é utilizada nesse processo, sendo parcialmente recuperada quando o nitrogênio líquido, exposto à temperatura ambiente, entra em ebulição e se expande, fazendo girar turbinas que convertem energia mecânica em energia elétrica.

    MACHADO, R. Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 9 set. 2013 (adaptado).

    No processo descrito, o excedente de energia elétrica é armazenado pela
  • 6 - Q25077.   Português - Funções da Linguagem - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Camelôs

    Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
    O que vende balõezinhos de cor
    O macaquinho que trepa no coqueiro
    O cachorrinho que bate com o rabo
    Os homenzinhos que jogam boxe
    A perereca verde que de repente dá um pulo que
    engraçado
    E as canetinhas-tinteiro que jamais escreverão coisa
    alguma.

    Alegria das calçadas
    Uns falam pelos cotovelos:
    — “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu filho, vai
    buscar um
    pedaço de banana para eu acender o charuto.
    Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”

    Outros, coitados, têm a língua atada.

    Todos porém sabem mexer nos cordéis como o tino
    ingênuo de
    demiurgos de inutilidades.
    E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da
    meninice...
    E dão aos homens que passam preocupados ou tristes
    uma lição de infância.

    BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

    Uma das diretrizes do Modernismo foi a percepção de elementos do cotidiano como matéria de inspiração poética. O poema de Manuel Bandeira exemplifica essa tendência e alcança expressividade porque
  • 7 - Q24956.   Química - Nível Médio - ENEM - INEP - 2015
  • Em um experimento, colocou-se água até a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se três gotas de solução alcoólica de fenolftaleína. Adicionou-se bicarbonato de sódio comercial, em pequenas quantidades, até que a solução se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fósforo, o qual foi apagado assim que a cabeça terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa.

    MATEUS, A. L. Química na cabeça. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (adaptado).

    A explicação para o desaparecimento da cor rosa é que, com a combustão do palito de fósforo, ocorreu o(a)
  • 9 - Q25042.   História - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Sou uma pobre e velha mulher,
    Muito ignorante, que nem sabe ler.
    Mostraram-me na igreja da minha terra
    Um Paraíso com harpas pintado
    E o Inferno onde fervem almas danadas,
    Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

    VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

    Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
  • 10 - Q25066.   Biologia - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014
  • Na década de 1940, na Região Centro-Oeste, produtores rurais, cujos bois, porcos, aves e cabras estavam morrendo por uma peste desconhecida, fizeram uma promessa, que consistiu em não comer carne e derivados até que a peste fosse debelada. Assim, durante três meses, arroz, feijão, verduras e legumes formaram o prato principal desses produtores.

    O Hoje, 15 out. 2011 (adaptado).

    Para suprir o déficit nutricional a que os produtores rurais se submeteram durante o período da promessa, foi importante eles terem consumido alimentos ricos em