Questões do ENEM

  • Questão 25100.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • A taxa de fecundidade é um indicador que expressa a condição reprodutiva média das mulheres de uma região, e é importante para uma análise da dinâmica demográfica dessa região. A tabela apresenta os dados obtidos pelos Censos de 2000 e 2010, feitos pelo IBGE, com relação à taxa de fecundidade no Brasil.

    Ano Taxa de fecundidade no Brasil
    2000 2,38
    2010 1,90

    Disponível em: www.saladeimprensa.ibge.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2013.

    Suponha que a variação percentual relativa na taxa de fecundidade no período de 2000 a 2010 se repita no período de 2010 a 2020. Nesse caso, em 2020 a taxa de fecundidade no Brasil estará mais próxima de
  • Questão 25101.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Um carpinteiro fabrica portas retangulares maciças, feitas de um mesmo material. Por ter recebido de seus clientes pedidos de portas mais altas, aumentou sua  altura em 1/8 , preservando suas espessuras. A fim de manter o custo com o material de cada porta, precisou reduzir a largura. A razão entre a largura da nova porta e a largura da porta anterior é
  • Questão 25102.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Um show especial de Natal teve 45 000 ingressos vendidos. Esse evento ocorrerá em um estádio de futebol que disponibilizará 5 portões de entrada, com 4 catracas eletrônicas por portão. Em cada uma dessas catracas, passará uma única pessoa a cada 2 segundos. O público foi igualmente dividido pela quantidade de portões e catracas, indicados no ingresso para o show, para a efetiva entrada no estádio. Suponha que todos aqueles que compraram ingressos irão ao show e que todos passarão pelos portões e catracas eletrônicas indicados.

    Qual é o tempo mínimo para que todos passem pelas catracas?
  • Questão 25103.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Uma organização não governamental divulgou um levantamento de dados realizado em algumas cidades brasileiras sobre saneamento básico. Os resultados indicam que somente 36% do esgoto gerado nessas cidades é tratado, o que mostra que 8 bilhões de litros de esgoto sem nenhum tratamento são lançados todos os dias nas águas.

    Uma campanha para melhorar o saneamento básico nessas cidades tem como meta a redução da quantidade de esgoto lançado nas águas diariamente, sem tratamento, para 4 bilhões de litros nos próximos meses.

    Se o volume de esgoto gerado permanecer o mesmo e a meta dessa campanha se concretizar, o percentual de esgoto tratado passará a ser
  • Questão 25104.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Boliche é um jogo em que se arremessa uma bola sobre uma pista para atingir dez pinos, dispostos em uma formação de base triangular, buscando derrubar o maior número de pinos. A razão entre o total de vezes em que o jogador derruba todos os pinos e o número de jogadas determina seu desempenho.

    Em uma disputa entre cinco jogadores, foram obtidos os seguintes resultados:

    Jogador I - Derrubou todos os pinos 50 vezes em 85 jogadas.
    Jogador II - Derrubou todos os pinos 40 vezes em 65 jogadas.
    Jogador III - Derrubou todos os pinos 20 vezes em 65 jogadas.
    Jogador IV - Derrubou todos os pinos 30 vezes em 40 jogadas.
    Jogador V - Derrubou todos os pinos 48 vezes em 90 jogadas.

    Qual desses jogadores apresentou maior desempenho?
  • Questão 25105.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • O condomínio de um edifício permite que cada proprietário de apartamento construa um armário em sua vaga de garagem. O projeto da garagem, na escala 1 : 100, foi disponibilizado aos interessados já com as especificações das dimensões do armário, que deveria ter o formato de um paralelepípedo retângulo reto, com dimensões, no projeto, iguais a 3 cm, 1 cm e 2 cm.

    O volume real do armário, em centímetros cúbicos, será
  • Questão 25106.   Matemática - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Uma pessoa possui um espaço retangular de lados 11,5 m e 14 m no quintal de sua casa e pretende fazer um pomar doméstico de maçãs. Ao pesquisar sobre o plantio dessa fruta, descobriu que as mudas de maçã devem ser plantadas em covas com uma única muda e com espaçamento mínimo de 3 metros entre elas e entre elas e as laterais do terreno. Ela sabe que conseguirá plantar um número maior de mudas em seu pomar se dispuser as covas em filas alinhadas paralelamente ao lado de maior extensão.

    O número máximo de mudas que essa pessoa poderá plantar no espaço disponível é
  • Questão 25093.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.

    ROSA, J . G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

    No romance Grande sertão: veredas, o protagonista Riobaldo narra sua trajetória de jagunço. A leitura do recho permite identificar que o desabafo de Riobaldo se aproxima de um(a)
  • Questão 25094.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • Blog é concebido como um espaço onde o blogueiro é livre para expressar e discutir o que quiser na atividade da sua escrita, com a escolha de imagens e sons que compõem o todo do texto veiculado pela internet, por meio dos posts. Assim, essa ferramenta deixa de ter como única função a exposição de vida e/ou rotina de alguém — como em um diário pessoal —, função para qual serviu inicialmente e que o popularizou, permitindo também que seja um espaço para a discussão de ideias, trocas e divulgação de informações.

    A produção dos blogs requer uma relação de troca, que acaba unindo pessoas em torno de um ponto de interesse comum. A força dos blogs está em possibilitar que qualquer pessoa, sem nenhum conhecimento técnico, publique suas ideias e opiniões na web e que milhões de outras pessoas publiquem comentários sobre o que foi escrito, criando um grande debate aberto a todos.

    LOPES, B. O. A linguagem dos blogs e as redes sociais. Disponível em: www.fateczl.edu.br. Acesso em: 29 abr. 2013 (adaptado).

    De acordo com o texto, o blog ultrapassou sua função inicial e vem se destacando como
  • Questão 25095.   Português - Nível Médio - ENEM - INEP - 2014

  • No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio". A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe" com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.

    DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

    A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de