Questões de Concursos TJ SC

Resolva Questões de Concursos TJ SC Grátis. Exercícios com Perguntas e Respostas. Provas Online com Gabarito.

  • 1 - Questão 64113 - Direito Notarial e Registral - Direito Notarial e Registral - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • “Protocolizado o título ou documento de dívida, o _________ expedirá a intimação ao devedor, no endereço fornecido pelo apresentante do título ou documento, considerando-se cumprida quando comprovada a sua entrega no mesmo endereço. A remessa da intimação poderá ser feita por portador do próprio tabelião, ou por qualquer outro meio, desde que o recebimento fique assegurado e comprovado através de protocolo, aviso de recepção (AR) ou documento equivalente. A intimação deverá conter ______ e ________, elementos de identificação do título ou documento de dívida, e prazo limite para cumprimento da obrigação no Tabelionato, bem como número do protocolo e valor a ser pago. A intimação será feita por _______se a pessoa indicada para aceitar ou pagar for desconhecida, sua localização incerta ou ignorada, for residente ou domiciliada fora da competência territorial do Tabelionato, ou, ainda, ninguém se dispuser a receber a intimação no endereço fornecido pelo apresentante. O edital será afixado no ____________ e publicado pela imprensa local onde houver jornal de circulação diária.” Sobre o procedimento de intimação no protesto de títulos marque a alternativa que completa correta e sequencialmente os espaços do enunciado, conforme o texto legal.
  • 2 - Questão 64137 - Direito Processual Civil - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Segundo o disposto no Código de Processo Civil, relativamente às ações possessórias:

    I. A propositura de uma ação possessória em vez de outra não obstará a que o juiz conheça do pedido e outorgue a proteção legal correspondente àquela cujos pressupostos estejam provados.
    II. É lícito ao autor cumular ao pedido possessório o de condenação em perdas e danos e indenização dos frutos.
    III. É lícito ao réu, na contestação, alegando que foi o ofendido em sua posse, demandar a proteção possessória e a indenização pelos prejuízos resultantes da turbação ou do esbulho cometido pelo autor.
    IV. Na pendência de ação dominial é vedado, tanto ao autor quanto ao réu, propor ação possessória, exceto se a pretensão for deduzida em face de terceira pessoa.

    É correto o que se afirma em: 
  • 3 - Questão 64159 - Direito Administrativo - Nível Superior - Titular de Serviços de Notas e de Registros - TJ SC - IESES - 2019
  • Acerca do processo administrativo é correto afirmar:
  • 4 - Questão 64088 - Administração Financeira e Orçamentária - Nível Superior - Analista Administrativo - TJ SC - FGV - 2018
  • No início do segundo semestre de um dado exercício, em decorrência da queda na arrecadação tributária e após levantamento dos montantes de tributos vencidos, o gestor de um ente público propôs o perdão das multas e juros de mora em função do atraso no pagamento. O objetivo era incentivar a arrecadação ao menos do valor principal dos tributos para melhorar a situação financeira do ente.

    Esse tipo de renúncia de receita é denominado:
  • 5 - Questão 64083 - Administração Pública - Nível Superior - Analista Administrativo - TJ SC - FGV - 2018
  • “Os dados disponíveis no Basômetro demonstram que a presidente Dilma Rousseff tem enfrentado maiores dificuldades na articulação de interesses do governo junto ao Congresso, especialmente na Câmara, em comparação aos governos FHC e Lula. Alguns de seus aliados atribuem tal problema ao fato de a presidente fazer pouca interlocução política.”

    O trecho apresentado, retirado do site do “Estadão”, representa um problema relacionado com o conceito de:
  • 6 - Questão 7555 - História - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ SC - 2011
  • A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de:
  • 7 - Questão 2529 - Direito Constitucional - Nível Médio - Técnico Judiciário - TJ SC - TJ SC
  • Assinale a alternativa correta de acordo com a Constituição Federal:
  • 8 - Questão 64049 - Português - Nível Superior - Analista Administrativo - TJ SC - FGV - 2018
  • Texto 2:

    Inteligência e sabedoria não são a mesma coisa. Entretanto, na linguagem cotidiana, usamos os dois termos indistintamente. Vivemos em uma sociedade onde a eficiência e os resultados são valorizados. Aparentemente, apenas os mais inteligentes estão destinados a obter sucesso. No entanto, apenas os sábios conseguem uma felicidade autêntica. Eles são guiados por valores e preocupados em fazer uso da bondade, aplicando uma visão mais otimista à vida.

    Se procurarmos agora no dicionário o termo sabedoria, será encontrada uma definição simples: a faculdade das pessoas de agir de maneira sensata, prudente ou correta. Sendo assim, a primeira pergunta que vem à mente é: a inteligência não nos dá a capacidade de nos movimentarmos no nosso dia a dia da mesma maneira? Um QI médio ou alto não nos garante a capacidade de tomar decisões acertadas?

    É claro que sim. Também é claro que quando falamos de inteligência surgem diferentes nuances. Por isso, o tipo de personalidade e a maturidade emocional são fatores que influenciam mais concretamente as realizações das pessoas. Isso também é verdadeiro em relação à capacidade de investir mais ou menos em seu próprio bem-estar e no dos outros.

    Em vista disso, inteligência e sabedoria são dois conceitos interessantes. Assim, poderemos ter uma ideia mais precisa e útil do que realmente são. Afinal, se queremos algo, além de ter um alto QI, é necessário desenvolver uma sabedoria excepcional e moldar uma personalidade virtuosa. Isso vai um passo além do cognitivo e do emocional. “A verdadeira sabedoria está em reconhecer a própria ignorância.” Sócrates.

    Disponível em https:amentemaravilhosa.com.br/inteligencia-e-sabedoria/
  • A frase do texto 2 em que os termos unidos pela conjunção “E” possuem valores sinônimos é:
  • 9 - Questão 14118 - Direito Penal - Nível Superior - Assistente Social - TJ SC - FGV - 2015
  • Felix, oficial de justiça, foi à casa de André para dar cumprimento a mandado de citação em ação penal em que este figurava como réu. No local, encontrou o denunciado, que arrumava suas malas para fugir do país. Diante da situação, resolveu solicitar R$ 2.000,00 (dois mil reais) para certificar que o acusado não foi localizado na diligência, o que foi efetivamente realizado mediante pagamento da quantia.

    O crime praticado por Felix foi de:
  • 10 - Questão 14104 - Português - Nível Superior - Assistente Social - TJ SC - FGV - 2015
  • “Se eu não tivesse desperto e escutado o barulho, os ladrões teriam entrado”, declarou o proprietário do imóvel.

    Se reescrevermos a frase acima, corrigindo a impropriedade gramatical que nela ocorre, teremos: