← Início

Questões de Concursos - Farmacologia - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Farmacologia - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Entre as afecções comuns à população ambulatorial e hospitalar estão as infecções bacterianas, de modo que o aumento na resistência aos antibióticos disponíveis torna a promoção do uso racional desses medicamentos uma preocupação de saúde pública. A respeito da terapia antimicrobiana e da resistência bacteriana, julgue os itens subsequentes. A penicilina é a opção terapêutica com maior evidência para o tratamento de sífilis em gestantes.

Dentre os medicamentos abaixo, qual é um bloqueador do receptor histaminérgico H2 ?

Julgue os itens subsequentes, acerca de cálculos e unidades relacionadas a procedimentos de manipulação em farmácia.

São necessários 500 mL de uma solução de hipoclorito de sódio 6,25% para preparar 5.000 mL de uma solução para irrigação a 0,5% (p/v).

Os agentes anti-hipertensivos podem ser classificados com base no seu principal local ou mecanismo de ação. Diante do exposto, como a furosemida, um importante fármaco utilizado no tratamento da hipertensão pode ser classificada?

O antimicrobiano utilizado em infecções causadas por bactérias anaeróbias:

A inflamação é um conjunto de fenômenos celulares, bioquímicos e morfológicos observados em tecidos vascularizados após uma agressão. Em alguns casos, pode ocorrer perda do controle homeostático da resposta e a inflamação assume um papel destrutivo para o organismo, sendo necessária a utilização de fármacos que diminuem ou bloqueiam essa resposta. Acerca dos antiinflamatórios, julgue os seguintes itens.

A endometacina, um potente inibidor da lipoxigenase, é considerada uma importante droga antiinflamatória.

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa, lentamente progressiva, idiopática, que acomete ambos os sexos. É uma das doenças neurológicas mais freqüentes na faixa de idade acima de 50 anos e está associada com a deficiência da dopamina. Embora, até o presente, não exista cura para essa doença, estão disponíveis alguns medicamentos capazes de melhorar significativamente a maioria dos sintomas, sendo a levodopa a droga mais eficaz no alívio dos sintomas parkinsonianos. Considerando aspectos bioquímicos relacionados à doença de Parkinson, julgue os itens seguintes.

A utilização de drogas anticolinérgicas equilibra a atividade dos movimentos voluntários na doença de Parkinson por meio do aumento das atividades de excitação dos músculos.

A respeito da classificação geral dos fármacos que atuam no sistema nervoso central, assinale a alternativa que apresenta a correlação incorreta entre o fármaco e sua classe.

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas dos textos abaixo:

- Após sua absorção, as penicilinas distribuem-se amplamente pelo organismo, entretanto a quantidade absorvida está diretamente ligada a estrutura química do derivado penicilínico utilizado e a via de administração utilizada. Desta forma a administração da ______________ por via oral não é recomendada devido a sua rápida destruição no pH ácido estomacal.

- As sulfonilureias só devem ser utilizadas em pacientes com diabetes do tipo insulino ____________ e que não possam ser tratados unicamente com dieta.

- O piroxicam é completamente absorvido após administração por via oral. A presença de ___________ não altera sua biodisponibilidade.

- O nifedipino é rapidamente absorvido quando administrado por via______________, quando administrado por outras vias a concentração plasmática máxima ocorre entre 1 e 3 horas.

Analise as seguintes afirmativas referentes a lubrificantes utilizados na fabricação de comprimidos.

I - São, geralmente, hidrofílicos.

II - Devem ser usados em elevada concentração, para melhorar o tempo de dissolução.

III - São, geralmente hidrofóbicos.

A partir dessa análise, pode-se concluir que são corretas: