← Início

Questões de Concursos - Analista de Sistemas - Exercícios com Gabarito

Questões de Concursos Públicos - Analista de Sistemas - com Gabarito. Exercícios com Perguntas e Respostas, Resolvidas e Comentadas. Acesse Grátis!


Os sistemas de informação integram cada vez mais os diversos componentes desenvolvidos a partir das várias tecnologias da informação, incluindo tecnologias do processamento, do armazenamento, do acesso e das comunicações. Por outro lado, tais sistemas vêm sendo também cada vez mais utilizados nos processos sociais e econômicos. Assim, o planejamento desses sistemas é uma atividade de suma importância e tem seus métodos e ferramentas específicos. Acerca do planejamento de sistemas de informação e da necessidade de integração dos elementos empregados nessa atividade, julgue os itens subseqüentes.

A informação vem-se tornando um dos principais fatores para a estrutura e a função organizacional e esse processo acarreta um risco de que indivíduos detentores da informação organizacional evitem ou dificultem o seu compartilhamento, de modo a acumularem poder e se diferenciarem dos demais recursos humanos da organização.

Os testes são indicadores da qualidade do software desenvolvido. Das opções abaixo, o teste que tem por objetivo verificar as interfaces entre as partes de uma arquitetura de produto, verificando se as versões parciais do produto entregues satisfazem aos requisitos funcionais e até a alguns não-funcionais, é:

A respeito de estruturas de controle de fluxo em algoritmos, julgue os próximos itens.

Na linguagem Java, a expressão "contador <- contador + 1" é representada, usando-se o operador de incremento ++, por "contador ++".

Julgue os itens a seguir, referentes à modelagem de dados para o SAP BW e aos elementos lógicos e físicos que a fundamentam.

Info-objetos da classe SAP-delivered são objetos SAP reservados e não podem ser usados no cliente SAP BW ativo.

O número de prioridades previstas nas especificações IEEE 802.1q e 802.1p é:

Seja a tabela relacional T(A,B, C, D). E sejam (A,B)->C, (A,B)->D e A->C as únicas dependências funcionais existentes; onde X->Y significa que Y depende funcionalmente de X; e (X,Y)->Z significa que Z depende funcionalmente da concatenação dos campos X e Y. Podemos afirmar que esta tabela está normalizada até a

Sobre o padrão de projeto Composite, analise as afirmativas abaixo:

I. Define hierarquias de classe que consistem de objetos primitivos e objetos compostos.

II. Útil para representar hierarquias partes-todo de objetos.

III. Torna mais fácil acrescentar novas espécies de componentes.

Está CORRETO o que se afirma em

O HTTP (HyperText Transfer Protocol) permite que o cliente envie uma requisição condicional para o servidor para otimizar a recuperação de itens, evitando, assim, transferências desnecessárias.

O cabeçalho que deve ser incluído na mensagem HTTP para evitar a transferência de um item a menos que este tenha sido atualizado é

Sejam dadas as afirmações sobre o modelo waterfall:

I. Muitas vezes força a estimativa de custos a ocorrer após uma pequena quantidade de requerimentos ser levantada.

II. Enfatiza a necessidade de antecipação de mudanças.

III. Leva a um estilo burocrático de trabalho com muitos formatos de documen-tos a serem preenchidos. Esse estilo pode levar o engenheiro de software a se preocupar mais com a sintaxe do projeto do que com a semântica.

IV. A especificação de requerimentos origina um documento escrito que permite o entendimento do usuário a respeito do produto final a ser desenvolvido.

Marque a alternativa com todas as afirmações CORRETAS, de acordo com o livro GHEZZI, Fundamentals of Software Engineering.

Considerando-se o suporte que o Delphi 6 possui para construção de aplicações cliente-servidor em multicamadas (MIDAS), a opção de conexão através do componente "TCORBAConnection" é mais adequada, em relação às demais opções de conexão, quando há necessidade de comunicação: